Fique ligado: carreira de Serviço Social ganha espaço em empresas

Recebemos aqui no Blog do SAV-UNITAU perguntas de duas leitoras, a Elza e a Kellen, que questionavam como implantar ações ligadas ao serviço social dentro de uma empresa. Elas comentaram em um post em que apresentamos o dia-a-dia profissional da Kely Hapuque, formada em Serviço Social, que fez um trabalho muuuito bacana em uma empresa, onde inseriu ações de Serviço Social que acabaram lhe rendendo o Prêmio Profissionais do Vale no ano de 2009.

Eis o questionamento das meninas: como implantar o serviço social dentro de uma empresa? Para responder à pergunta feita por elas, fomos atrás novamente da Assistente Social Kelly Hapuque, que explicou como é o processo de inserção de ações de Serviço Social dentro de uma fábrica.

De cara, ela já afirmou que não existem fórmulas, pois cada empresa é uma empresa e tem suas especificidades, mas há passos que oferecem uma base importante para a implantação de um trabalho em Serviço Social.

Kely nos contou que o primeiro passo é identificar qual é o objetivo da atuação do Serviço Social na empresa em que você atua ou quer atuar. Então, vale refletir e debater sobre o porquê de inserir atividades voltadas ao serviço social dentro da empresa onde você atua ou pode atuar. “Em alguns locais o Serviço Social atua na área de Treinamento, outras na área de Recursos Humanos ou na área de Benefícios, entre outras áreas”, explica Kely.

Ela contou que, em debates com os dirigentes da multinacional em que trabalhou, foi detectado que o principal objetivo era o atendimento social aos 2.500 funcionários da fábrica. Por isso, o trabalho foi implantado com um foco em levantamento de demandas sociais. “A partir de então foi necessário escrever um projeto do Serviço Social com base na ética política bem como o código de ética da profissão”, afirma a assistente social.

Kely ainda diz que fazer pesquisas por meio de questionários é muito importante, pois eles revelam as necessidades apontadas pelos próprios funcionários. “A estrutura para os atendimentos deve ser montada com bastante cuidado, garantindo o sigilo profissional.”

O acompanhamento de portadores de necessidades físicas e os eventos socioeducativos promovidos, como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho também são essenciais para o bom andamento do trabalho social dentro de uma empresa. “As demandas sociais é que conduzem a forma com que o serviço social se estrutura dentro de uma empresa”, conclui.

Elza e Kellen, a resposta está aí, agora é só colocar a mão na massa! Para os estudantes e vestibulandos de plantão, se liguem nessa área, pois é uma profissão que só tende a crescer, além de ter um mercado de trabalho super amplo.

Para conhecer, discutir e tirar dúvidas sobre a área, uma dica é participar, hoje e amanhã (dias 13 e 14), a partir das 19h, da Semana de Serviço Social da UNITAU. Durante o evento, que é aberto ao público (principalmente aos profissionais e aos vestibulandos interessados nessa área), haverá debates sobre a atuação do assistente social em diversos contextos culturais e exemplos de trabalhos de ajuda humanitária em países como a Etiópia e o Congo. As atividades são gratuitas e, para participar, basta comparecer ao Departamento de Serviço Social da UNITAU, que fica na rua Visconde do Rio Branco, 22, no centro de Taubaté.

Autor /


1 comentário

  1. Fabiane

    Gostei muito das dicas…Valeu!!!

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *