Alunos da Arquitetura mostram projetos para um mundo sustentável

Você já pensou como vai estar daqui a 50 anos? Quase todo mundo já se pegou imaginando como estaria daqui um tempo, vislumbrando um futuro desejado. E você, já imaginou como o mundo em que você viver vai estar daqui a 50 anos?

Preocupados com a sustentabilidade do mundo, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unitau resolveram refletir sobre o assunto e, a partir de materiais reaproveitados e de sucata, projetaram diferentes possibilidades de como o nosso planeta poderá estar daqui a 50 anos.

O resultado está na Mostra “Territórios da Utopia”, que fica aberta até o dia 27, no Departamento de Arquitetura. “Os estudantes mostram sua visão sobre um novo mundo sustentável, evidenciando novos parâmetros para a convivência coletiva”, explica o Prof. Dr. José Oswaldo Soares de Oliveira, coordenador do evento.

Os projetos são bem interessantes. Dando asas à imaginação, alunos criaram um sistema alternativo de energia solar, de custo baixo, que utiliza garrafas pet e tubos PVC; um ponto de ônibus inteligente e confortável para os usuários e uma casa projetada para reaproveitar água da chuva e utilizar energias alternativas que provoquem menos impacto ambiental.

f

Mostrando que todos nós somos responsáveis por um futuro melhor, alguns alunos fizeram projeções do caos que poderá haver, caso a população não se conscientize da importância de modificar hábitos que direcionam para o excesso de consumo. “Nossa proposta é apresentar duas opções de futuro, para que a pessoa reflita qual ela quer”, afirma o aluno Murilo Ferraz, que explorou em seu trabalho uma mesma porta que leva a dois ambientes: um com a natureza preservada e outro com entulhos de lixo.

Já a aluna Jéssica Peloggia apresenta uma reflexão quanto a questão da habitação. “Nossa ideia é auxiliar na reflexão sobre o mundo em que vivemos: protegidos cada vez mais em condomínios fechados, que não nos permitem perceber as dificuldades dos outros, acabamos, por consequência, contribuindo com a marginalização e até mesmo com a destruição do planeta, pois não vemos o que acontece lá fora”, explica Jéssica. “Os jovens que se fecham na Internet, no mundo virtual, também estão fechando os olhos para o que acontece lá fora, no mundo real”, completa.

image_preview

O horário para visitar a Mostra é das 9h às 17h e o Departamento de Arquitetura fica na Praça Félix Guisard, 120, em Taubaté (SP).
É muito bacana conhecer a exposição, pois além de ter a oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre a faculdade de Arquitetura e Urbanismo, você tem a chance de participar desse debate sobre a importância de novos hábitos para um mundo melhor para seus filhos, netos, bisnetos e para você mesmo.

(Por Tawana Miquelino)

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *