Xiiiiii … deu branco!

Você se preparou o ano todo para o Vestibular, talvez tenha ficado noites em claro revisando as matérias ainda não fixadas, mas quando finalmente chega na hora “H”, começa a dar aquele friozinho na barriga: você começa a tremer, a suar e a ter tiques nervosos e, do nada, dá o “branco”.

O “branco” já é um famoso personagem na vida dos estudantes. Todo mundo já deve ter passado por uma situação difícil, em que dá um “branco” e tudo que aparentemente estava guardadinho na cachola e você tinha certeza de que sabia some, como num passe de mágica, e você não consegue se lembrar de mais nada.

É realmente desesperador esse “efeito OMO”. Ele nos deixa ainda mais nervosos na hora da prova, o que pode atrapalhar muito o desempenho. Afinal, você não estará em uma prova apenas para testar os seus conhecimentos em determinada matéria, mas passando por um processo de seleção para entrar em uma universidade. Por isso, e já que estamos às vésperas do vestibular, preparamos umas dicas para prevenir o “mal do branco” e você poder mandar bem na prova.

  • Quando você estiver estudando em casa e surgir uma questão em que você encontre alguma dificuldade de fixar, marque-a. Depois de estudar todo conteúdo, as relembre, fica mais fácil de memorizar.
  • Decorar fórmulas e nomes complicados é uma das maiores dificuldades que o vestibulando encontra na hora dos estudos. Procure inventar frases com elas, fica bem mais fácil de memorizar.
  • Experimente fazer um mural colocando as respostas que você ainda tem dificuldade de memorizar. Quando você achar que elas já ficaram tempo o suficiente pra você guardar tudinho, tire-as e coloque outras em que você encontrou dificuldades. Assim, antes de ir dormir ou quando estiver estudando pode dar uma espiadinha.
  • Quando você estiver fazendo a prova e chegar a uma questão em que você não lembre a resposta, não entre em pânico! Pule esta e vá resolvendo as demais. Muitas vezes, uma questão mais adiante pode te dar alguma dica para lembrar a resposta anterior.

Se por acaso o branco der uma passadinha na hora da prova, fique calmo! Respire fundo e não se desespere, a tranquilidade é a melhor receita para essas horas. Xô, branco!!!

(Por Tawana Miquelino)

Autor /


1 comentário

  1. Gabriel

    Por favor, gostaria de ser informado sobre o endereço do local onde serão realizadas as provas de 2010.
    Agradeço o interesse em apoiar o canditado.
    Obrigado.

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *