Descubra como mandar bem na decisão profissional

DSC01126Pessoal, hoje marquei presença de novo no Acerte o Passo. A programação continuou muito bacana e contou hoje com mesas-redondas formadas por professores da Unitau, para apresentar aos vestibulandos e estudantes do Ensino Médio as três grandes áreas de conhecimento: Ciências Exatas, Ciências Humanas e Biociências.

Houve também uma palestra bastante dinâmica com a professora Eliana Araújo, especialista em Marketing Pessoal, que abordou o assunto sobre o mercado de trabalho, profissões e carreiras. Assisti à palestra da professora e fiquei ligada nas dicas e em tudo que ela dizia para contar para vocês o que ouvi e aprendi lá.

Nossos avós não tiveram muitas opções pra escolher

De cara a professora já fazia uma comparação muito legal sobre como era decidir uma profissão antigamente e como essa situação mudou nos dias de hoje. Algum tempo atrás as carreiras, geralmente, se limitavam a áreas como Medicina, Direito ou Licenciatura e havia uma grande pressão e influência dos pais na decisão profissional dos filhos. Hoje em dia, o contexto é outro e bem mais diversificado. São milhares de carreiras a seguir, o que pode ser bastante positivo, mas também, de certa maneira, negativo para a vida do vestibulando. Por um lado, o estudante tem um leque muito grande de carreiras para escolher e assim ele pode optar por uma profissão que tenha mais a sua cara; entretanto, as opções são tantas que levam o vestibulando a ficar na tal dúvida cruel sobre qual profissão seguir, o que é natural, mas problemático pra quem tem de fazer uma decisão tão importante – e a tempo do vestibular.

O que levar em conta na hora de decidir?

Ao longo da palestra a profa. Eliana questionava qual critério é usado pelos estudantes na decisão profissional. Modismo? Remuneração? Influência dos Pais? A mídia? Ooooou seria a Afinidade?

E você, qual seria o SEU critério para escolher uma carreira?

Pense um pouco sobre isso! Porém, já vou logo adiantado que a professora foi enfática ao afirmar que as pesquisas mostram que o critério mais propício para alcançar um lugar de destaque no mercado de trabalho é a AFINIDADE.DSC01123

Sem essa de vocação!

A professora também reforça que o mercado de trabalho está em constante modificação e que cada vez mais as profissões se integram. Por isso, já não existe a tal vocação, mas sim a afinidade que define o que você gosta e o que você não gosta. A partir das habilidades e dos interesses do estudante é possível traçar um campo de profissões com as quais ele pode ter afinidade e escolher uma carreira em que ele se destaque e se dê superbem. “Até um tempo atrás, cada área exigia determinadas habilidades diferentes. Atualmente, o que se observa, é que as profissões estão interligadas e o profissional tem a possibilidade de transitar por diversas áreas do conhecimento, resultando, assim, em um leque maior de atuação”, ressalta Eliana.

Vai a dica pro pessoalzinho que está cursando o Ensino Médio e principalmente para os vestibulandos: se você se interessou em receber essa palestra em sua escola e em obter mais informações sobre o novo perfil do mercado de trabalho e das carreiras, é só ligar para o telefone 0800 557275. E como já é comum se lembrar de palestra e bocejar, eu garanto que dessa o sono passo longe.

(Por Tawana Miquelino)

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *