Assessor de imprensa em ação

Oi gente! Quando se fala em jornalismo, a primeira coisa que vem na cabeça de muita gente são os repórteres de jornal ou televisão. Mas a área é bem mais ampla do que isso e inclui uma atividade que, cada vez mais, ganha importância no mercado de trabalho: a assessoria de imprensa. Para contar um pouquinho da rotina de um assessor, o jornalista Rafael Brais de Castro, formado pela UNITAU em 2002, enviou pra gente um relato tim-tim por tim-tim de um dia de sua rotina de trabalho na equipe de comunicação da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, em Brasília. Confira!

Esse moço sério da foto é o Rafael Brais, que trabalha na comunicação da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Chique, né?

Esse moço sério da foto é o Rafael Brais, que trabalha na comunicação da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Chique, né?

“Terça-feira, 2 de junho de 2009. Cheguei cedo no trabalho para fazer o clipping de notícias da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. É o primeiro material que o ministro José Múcio Monteiro lê, logo cedo (apesar de ser órgão da Presidência, a SRI tem status de Ministério). Ah, só para registro, existe um revezamento na equipe na questão de clippings e plantões. São três os assessores, além da chefe da comunicação; e a minha área é a de assuntos parlamentares.

Depois de mandar as notícias e ler os principais jornais e sites, atendi algumas solicitações de jornalistas e acompanhei, pela internet, o que estava acontecendo de importante, principalmente na Câmara e no Senado. Na parte da tarde, fui acompanhar o ministro em duas reuniões no Congresso Nacional. Ficamos lá até quase 21h. Com essa história de CPI da Petrobras, as reuniões estão mais tensas, o interesse da imprensa aflorado e, com isso, os dias estão mais longos.

O encontro mais demorado foi no gabinete do senador Gim Argelo, com os principais líderes partidários do Senado, para definir nomes de presidente e relator da CPI. Para se ter uma ideia do estresse gerado na mídia, durante quase duas horas, alguns fotógrafos tentaram registrar, por uma fresta da porta, imagens da movimentação dos parlamentares. Nesse dia, o ministro teve de falar duas vezes com a imprensa nacional que cobre política. Tudo sempre registrado por um gravador que carrego comigo.

O ministro foi embora para outro compromisso e eu voltei para o trabalho por volta das 21h15. Cheguei em casa tarde e tive de acompanhar o resultado final das votações nos plenários da Câmara e do Senado.

A experiência profissional aqui em Brasília tem sido muito boa e dificilmente a rotina se repete durante a semana. Abraços aos amigos do Blog!”

Autor /


8 Comentários

  1. Ronaldo

    Bem legal. Parabéns para o Rafael, que escreve muito bem por sinal, e para UNITAU que forma profissionais tão competentes. Valeu…

  2. Daniele Souza

    Somos, Rafael e eu, da mesma turma e, vê-lo se desenvolver em sua carreira profissional, é uma alegria compartilhada entre todos os colegas.
    Quando saímos da faculdade temos muitos sonhos, porém alguns acabam sendo deixados no caminho, por isso considero importante celebrar as vitórias. Celebro a do Rafa (que não é tão sério quando na foto, não. É divertidíssimo!) e partilho a minha como editora de duas revistas católicas que somam quase 700 mil exemplares/mês.
    A cada um que sobrevive na selva da comunicação os meus parabéns! Somos vencedores!

  3. Tatiane Domiciano

    Rafa! Adorei! Parabéns e sucesso sempre!!!
    Beijo, Tati! (Turma de 2002)

  4. Tatiane Domiciano

    ahhh, apenas para ressaltar o que a Dani já disse: Rafa você está muito sério nesta foto! rsrs
    Dani parabéns para você também! Editora? Que máximo! 🙂
    Também sou editora, de duas revistas especializadas em Arquitetura e Decoração. 🙂 Beijos para toda a turma de 2002. Tati (Jordan)

  5. Bete

    Eu posso dizer que ele e um ótimo profissional! Trabalho com ele aki em Brasilia , além de ser uma otima pessoa..

  6. Angélica

    Rafa! Também concordo que você está muito sério. Meu amigo, adoro você! Apesar de novo, é muito competente. Acredito com todo esse empenho vc vai longe. Um beijo grande.

  7. Amanda Carvalho

    Rafa, parabéns!!!!
    Você tá muito chique e elegante nesta foto…
    Sucesso sempre… somos vencedores!!
    Bjoooo

  8. Tatiana de Jesus Oliveira Andrade

    É uma alegria enorme ver o sucesso na carreira profissional deste amigão!
    Pessoa da mais alta categoria, um coração enorme!
    O Sucesso profissional dele é a nossa felicidade!
    Rafa, parabéns! Você merece 😉

    Tati (Turma 2002)

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *