A vida profissional de uma Engenheira de Alimentos

Estudantes em atividade prática no curso de Engenharia de Alimentos

Estudantes em atividade prática no curso de Engenharia de Alimentos

Iae galera, como foi o fim de semana? Espero que tenha sido massa para todos!

Segundona aqui no blog é dia de conhecer um pouco das funções e das experiências de um profissional de destaque. Hoje a gente conversa com a Engenheira de Alimentos Cristina dos Santos Alves da Silva. Formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), ela trabalha como Analista de Processos Food Service na indústria Goiás Verde Alimentos em Luziânia, Minas Gerais.

SAV – SE – O que faz um Analista de Processos Food Service?

Cristina – A tendência de crescimento da alimentação fora do lar é indiscutível. As famílias brasileiras mudaram seu estilo de vida nos últimos dez anos e a mulher está se dedicando mais ao trabalho fora do lar, reduzindo o tempo para o preparo de refeições. Para atender às necessidades desses consumidores com tempo cada vez mais escasso, a alimentação fora do lar, ou foodservice, entrou em cena. O meu trabalho é sensibilizar os operadores de food service (donos de restaurantes, chefs de cozinha) a profissionalizar a sua relação com a indústria, procurando produtos de qualidade que garantam a satisfação de seus clientes e, com isso, preservem os seus negócios, de acordo com a necessidade do mercado.

SAV – SE – Como a experiência universitária contribuiu para se inserir no mercado?

Cristina – No início do curso, esperava pouco em relação a oportunidades de emprego, mas isso mudou no decorrer dos anos. Os conhecimentos adquiridos, a convivência com os professores universitários, com meus colegas de sala e o contato com um ambiente acadêmico, me forneceram novas oportunidades e estímulo. Meu discurso em relação a objetivos, planos futuros e estratégias para conseguir realizá-los mostra-se hoje mais estruturado e está associado a Universidade, onde eu era incentivada a participar ativamente do meu próprio aprendizado, contribuindo diretamente na construção do conhecimento que adquiri, despertando novos interesses e aspirações.

 SAV – SE – Qual são as expectativas para o mercado de trabalho?

Cristina – O mercado de trabalho para esse profissional se mantém em alta, tendo perspectivas animadoras para os próximos anos. Isso se deve ao grande número de multinacionais no setor de alimentos que vêm se instalando no país e que estão em busca de profissionais capacitados.

SAV – SE – O que o mercado espera do profissional da área?

Cristina – Além dos conhecimentos básicos oferecidos na Graduação, dinamismo, criatividade, habilidade nas negociações e, acima de tudo, ética.

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *